Cemitérios de Vila Maria serão mapeados e diretorias das comunidades assumem novas responsabilidades

Na manhã de quarta-feira (10), estiveram reunidos no Centro Catequético de Vila Maria Prefeito Maico Betto, Vice-prefeito Adroaldo Seben, Advogada Silvia Colet, Padre Aldino Barth e Delegado de Polícia Norberto Rodrigues e representantes das comunidades do município. A reunião abordou diversos assuntos de interesse, com enfoque nas ações e mudanças que serão realizadas envolvendo os cemitérios do município.

Será efetuado um mapeamento dos túmulos, tanto na cidade, quanto no interior, para validar os óbitos sepultados em território vilamariense. Para isso, uma equipe de servidores públicos irá contatar as comunidades e será agendada uma data para coletar informações.

Além disso, os membros das diretorias das comunidades assinaram um termo de responsabilidade, se comprometendo a entregar na Casa Paroquial de Vila Maria cópia da certidão de óbito de pessoas sepultadas nos cemitérios comunitários no prazo de 5 dias corridos após o óbito.

Conforme o Prefeito Municipal, a iniciativa é válida para todas as comunidades que possuem cemitério em área do município, independente de pertencer ou não à Paróquia de Vila Maria. Com isso, a Prefeitura terá acesso às certidões e poderá encaminha-las ao Ministério Público, conforme solicitado pelo órgão.

Já sobre mapeamento dos cemitérios, de acordo com as informações que as autoridades forneceram na oportunidade, colabora tanto para fornecer informações àqueles que buscam a história de seus familiares, tanto para evitar fraudes no INSS.

Na oportunidade, Delegado Norberto salientou a importância do cumprimento das normas padrão para requerer atestado de óbito e forneceu diversas orientações aos presentes. Também informou sobre o funcionamento do sistema O Vigilante e benefícios que já trouxe ao trabalho policial para a resolução de crimes contra a segurança pública.