Coronavírus: medidas temporárias para enfrentar a emergência mundial

Profissionais da saúde e poder público de Vila Maria estão se reunindo diariamente para encontrar alternativas, a fim de enfrentar a situação e evitar que o vírus chegue ao município e se propague.

Em vídeo publicado na página do município no Facebook, o Médico que atende no Hospital Municipal (PADU), João Carlos M. Brandão esclarece a maioria das dúvidas. De acordo com o profissional, as pessoas que apresentarem sintomas de tosse, coriza e febre devem manter a calma, evitar contato direto com outras pessoas, assim como evitar procurar o posto de saúde imediatamente. A indicação é permanecer em repouso e isolamento em casa.

Caso os sintomas persistam e seja constatada piora, acarretando também em dificuldades respiratórias, devem entrar em contato com as unidades de saúde para buscar orientação. Constatando-se a necessidade, serão realizados testes, comprovando ou descartando a hipótese de contaminação com o coronavírus.

A Farmacêutica Ana Celina Foresti explica que o município vem articulando medidas para amenizar os riscos, direcionadas principalmente aos idosos. Sobre a retirada de medicação na farmácia do Posto de Saúde, foi decidido que:

• Medicamentos de uso contínuo, de receita amarela, que não sejam controlados, terão a retirada flexibilizada, de forma que a receita seja válida por mais tempo, sem necessidade de renovação.
  • Medicamentos de uso contínuo controlados, poderão ser retirados a partir das 15 horas, de segunda a sexta-feira.

O objetivo das medidas são evitar aglomerações e combater a disseminação do vírus.

O Prefeito Maico Betto também se pronunciou, pedindo seriedade e colaboração da comunidade para enfrentarem juntos a epidemia. Também orientou que as unidades de saúde, os postos, sejam a referência para os atendimentos. “As equipes estão preparadas para atender a comunidade”, afirmou.

O gestor reforçou o pedido para que a população procure as unidades de saúde apenas em casos de real necessidade, “para que seja possível concentrar nossas energias no combate ao coronavírus nesse período”, afirmou o Prefeito.

Informou ainda que os canais de comunicação do município serão as principais ferramentais para orientar a comunidade.

Para entrar em contato com as unidades médicas do município, os telefones de contato são:

Posto de Saúde Central (UBS I) – (54) 3359 1618 ou (54) 3359 1003

Posto de Saúde Novo (UBS II) – (54) 3359 1778 ou (54) 3359 1691