Resumo das principais medidas adotadas nos órgãos públicos

Órgãos públicos desenvolvem expediente interno e atendem a comunidade por telefone

Vila Maria paralisou após decreto de emergência em função do novo coronavírus. Na cidade, apenas serviços vitais são permitidos. Nos órgãos públicos, as atividades possuem restrições e são desenvolvidas prioritariamente via contato telefônico. Todos os setores podem ser consultados a partir do (54) 3359 1200, telefone da Prefeitura Municipal.

A Administração está em constante diálogo para encontrar alternativas, dando seguimento aos trabalhos essenciais mesmo com a pandemia do Covid-19. Após publicar dois decretos de emergência na última semana, os gestores articulam um novo decreto, que prevê a adoção de novas medidas, tendo como base a OMS e o Ministério Nacional da Saúde.

Conforme o Prefeito Maico Betto, é preciso orientar a comunidade quanto ao atendimento nos órgãos públicos, se o pagamento de tributos e parcelamentos permanece ou será prorrogado, entre outras ações cotidianas que necessitam de um olhar diferenciado neste momento. Também reforçou a importância da comunidade acompanhar as redes sociais e o site do município para estar ciente das medidas adotadas, assim que publicadas.

Por enquanto, os órgãos municipais atendem da seguinte forma:

Para atender os produtores rurais, que seguem trabalhando no campo, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente presta serviços pela janela da sala, que fica na lateral do prédio da Prefeitura, evitando o contato entre as pessoas. Em função da redução de pessoal decretada, está com horários diferenciados: pela manhã somente para entrega de talões de produtor e recebimento dos comprovantes de vacinação contra a febre aftosa; à tarde, emissão de GTA, fichas de animais, entregas de talões ao produtor, resumo de talão e recebimento dos comprovantes de vacinação contra a febre aftosa. Serviços de maquinário somente serão atendidos em casos de emergência.

As Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Lazer, Governo e Administração e Obras e Viação prestam atendimento por telefone. Eventuais dúvidas também podem ser realizadas via e-mail. A relação de endereços pode ser encontrada no Decreto nº 1926, de 20 de março de 2020, disponível aqui.

As escolas municipais tiveram as aulas suspensas. Para incentivar os alunos a continuarem estudando durante o período de afastamento, foram elaboradas atividades para realizarem em casa. Os pais que ainda não retiraram os trabalhos podem entrar em contato com as Escolas Sementinha do Saber e Maria Busato.

Na Secretaria de Saúde e Assitência Social, o trabalho é intenso. Diversas medidas foram adotadas para enfrentar o novo coronavírus e as ações envolvem um grande número de profissionais. Desde o início da pandemia, uma Comissão Central dialoga para definir as ações mais efetivas e aplica-las na prática.

Principais medidas adotadas:

A vacinação contra a Influenza (gripe comum) para idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde é realizada a domicílio. A equipe de enfermagem juntamente à agente de saúde de cada área faz a visita e imuniza quem faz parte deste grupo, que constitui faixa de risco para o Covid-19.

Até o dia 24/03 foram vacinados 211 idosos e 47 profissionais da saúde. A equipe aguarda a chegada de 150 novas doses, prevista para sexta-feira (27), para seguir o trabalho. Lembrando que a vacina da gripe não previne contra o novo vírus, mas contribui para evitar sobrecarga futura no sistema de saúde. Para vacinas de rotina, estas podem ser agendadas via telefone.

Também houve modificação no horário para retirada de medicamentos na farmácia, que pode ser acessada a partir das 15 horas, de segunda a sexta-feira, de forma a evitar aglomerações. Pessoas que fazem uso de medicamentos de controle especial estão autorizadas a retirar remédios sem renovação das carteirinhas, neste momento. Consultas de rotina que não possuem urgência foram suspensas, segundo orientações da 6ª Coordenadoria.

Destaque para uma orientação importante: as pessoas que apresentarem febre, tosse e dificuldade respiratória (sintomas do novo coronavírus) devem primeiramente entrar em contato com uma unidade de saúde por telefone para serem orientadas sobre os procedimentos seguintes.

Todos os serviços oferecidos pelos órgãos públicos seguem em funcionamento. Servidores que desenvolvem trabalho remoto também podem ser consultados por telefone.

Todas as medidas adotadas buscam evitar aglomerações e a transmissão do vírus. Até o momento, não há casos de Covid-19 confirmados em Vila Maria. Com a colaboração de toda a comunidade, será possível enfrentar e superar essa dificuldade sem significativas perdas.