A pandemia evidenciou a necessidade da educação socioemocional. Hoje, mais do que nunca, o termo “competências socioemocionais” está presente nas salas de aula e nas formações pedagógicas. Competências que são tão importantes para o desenvolvimento integral do indivíduo e para uma boa convivência em sociedade. A consciência de que compreender e gerenciar emoções é importante para aprendizagem, fez com que a equipe da SMECL (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer), com o apoio da Administração Municipal, desenvolvesse o Projeto Socioemocional. Buscando também atender A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que reforça a necessidade de promover estas competências.
O projeto visa, proporcionar momentos com conversas, dinâmicas, atividades em geral que auxilie os alunos a gerenciar de forma mais tranquila suas próprias emoções. Além de trabalhar questões próprias da adolescência. Além disso, podem construir relacionamentos mais saudáveis, pautados em respeito e compreensão.
Nos dias 13 e 15 de setembro, iniciou-se as atividades do Projeto Socioemocional para as turmas de 5° ao 9° ano da EMEF Maria Busato. Neste primeiro momento, as ações visaram a integração e vínculo do grupo com as facilitadoras, possibilitando o autoconhecimento, identificação de qualidades, habilidades e limites pessoais.
Ainda, foi realizada uma dinâmica em alusão a Campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e conscientização sobre a prevenção do suicídio, com espaço para escuta e acolhimento.
#prefeitura #educação #projeto #socioemocional #AdministraçãoMunicipal #VilaMariaDeTodosNós