Na manhã de quinta-feira, dia 20 de janeiro, a Administração Municipal através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, iniciaram a imunização de crianças entre 05 e 11 anos, com comorbidades, na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde Central.
A primeira criança vacinada do Município foi Anna Luh Ribeiro Alexandre, de 11 anos, residente no interior do município. No Município de Vila Maria, temos uma estimativa de mais de 500 crianças nessa faixa etária.
Após a aplicação, as crianças devem permanecer na Unidade Básica de Saúde, em observação, por 20 minutos para possíveis reações. A vacina contra a covid19 em crianças não pode ser aplicada junto com outras vacinas. É preciso respeitar o intervalo de 15 dias entre elas.
Entre as doenças que dão direito a vacina neste primeiro momento estão: asma, pneumopáticas, neurológicas, obesidade, imunodeficiência, cardiovasculares; neoplasias, hematológicas, diabetes melittus, síndrome de down, renais crônicas e hepáticas.
As vacinas aplicadas são da Pfizer, que são em menor concentração para crianças e a segunda dose está prevista após 8 semanas. As possíveis reações que as crianças podem apresentar são: dor no local da aplicação, vermelhidão, inchaço, calafrio e dor no corpo.
A vacina não é obrigatória, porém é de grande relevância em saúde pública realizar a imunização pelas seguintes razões: atuar na mitigação de formas graves e óbitos pela COVID-19 na faixa etária; colaborar potencialmente na redução da transmissibilidade da doença; ser uma das mais importantes estratégias para o retorno e manutenção segura das atividades escolares presenciais.
#prefeitura #saúde #vacinação #covid19 #crianças #vacinadaesperança #cuidados #prevenção #AdministraçãoMunicipal #VilaMariadeTodosNós