VILA MARIA REGISTRA CASOS DE DENGUE em 2022VILA MARIA REGISTRA CASOS DE DENGUE em 2022
14/03/2022
Vila Maria apresenta 04 casos suspeitos de dengue. A equipe de Vigilancia Ambiental em Saúde em ação conjunta com as Agentes Comunitárias de Saúde irão realizar a partir desta segunda feira dia 14 de março um trabalho de Pesquisa Vetorial Especial (PVE) em um raio de 150 metros da residência dos pacientes para eliminação de criadores e de larvas de mosquito Aedes aegypti. Será realizado ainda, após o resultado da análise das amostras coletadas, o Bloqueio de Transmissão Viral com aplicação de inseticida para controle dos mosquitos adultos nas áreas afetadas.
Lembrando que de acordo com o último Levantamento de Índice LIRAa realizado no município, Vila Maria possui médio risco para ocorrência de surto de doenças transmitidas pelo Aedes, portanto é fundamental que todos redobrem os cuidados e participem efetivamente do combate à dengue eliminando de suas propriedades todos os locais que possam servir de criador para o Aedes aegypti.
Os sintomas da dengue são: febre alta, tontura, dor nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, manchas vermelhas no corpo e dor de cabeça. Ao sentir qualquer destes sintomas não tomar remédios que possuam em sua formula ácido acetilsalicílico e o ácido salicílico (alguns dos mais famosos incluem: AAS, aspirina, Engov, Coristina D, entre outros) e procure atendimento médico.
A data de realização do Bloqueio de Transmissão Viral será informada nas mídias sociais do município.