Notícias Voltar

PROGRAMA VILA MARIA DE TODOS NÓSPROGRAMA VILA MARIA DE TODOS NÓS

28/03/2022

Bom dia Confira o Informativo da Prefeitura Municipal que foi ao ar no último sábado dia 26 de março de 2022 e fique por dentro das ações que estão sendo desenvolvidas pela Administração.

Acesse: https://www.facebook.com/MunicipiodeVilaMaria #prefeitura #rádio #informativo #ações #serviços #administraçãomunicipal #vilamariadetodosnós

DENGUE: Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo.

SINAIS E SINTOMAS: A infecção por dengue pode ser assintomática ou causar doença cujo a ameaça inclui desde formas brandas até quadros graves com choque com ou sem hemorragia, podendo evoluir para o óbito.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Nessa fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris, por isso uma prova do laço positiva aumenta a probabilidade de dengue.

No período de diminuição ou desaparecimento da febre, geralmente entre o 3º e 7º dia da doença alguns casos irão evoluir para a recuperação e cura da doença, porém outros podem apresentar sinais de alarme, evoluindo para forma graves da doença.

A forma grave da doença inclui:

 

o    Dor abdominal intensa e contínua, ou dor a palpação do abdomen

o    Vômitos persistentes

o    Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, pericárdico)

o    Sangramento de mucosas

o    Letargia ou irritabilidade

o    Hipotensão postural (Lipotímia)

o    Hepatomegalia maior do que 2 cm

o    Aumento progressivo do hematócrito

 

CHIKUNGUNYA: É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. “Chikungunya” significa “aqueles que se dobram”.  Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada.

SINAIS E SINTOMAS: Febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

ZIKA: É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti

SINAIS E SINTOMAS: Caracterizada por erupções na pele que causam bolhas, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, dor nas articulações, dores musculares e dor de cabeça e menos frequentemente, edema, dor de garganta, tosse, vômitos e haematospermia (emissão de sêmen sanguinolento). Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias. No entanto, a dor muscular pode persistir por aproximadamente um mês.

TRANSMISSÃO: O principal modo de transmissão no caso dessas três doenças é através da picada do mosquito Aedes aegypti.

PREVENÇÃO: As medidas de prevenção e controle da chikungunya e da Zika são semelhantes às da dengue. Não existem medidas de controle específicas direcionadas ao homem, uma vez que não se dispõe de nenhuma vacina ou drogas antivirais.





Compartilhar:
| WhatsApp