“Sorrindo para o Futuro” é um projeto da Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Educação, Cultura e Lazer, focado no atendimento odontopediatrico preventivo e curativo. Acreditando que, através da educação, é possível transformar a realidade da saúde bucal, trabalha com medidas de orientação capazes de interferir no processo saúde-doença.
O processo de ensino e aprendizagem para a escovação é além de complexo, cheio de novidades. O próprio desenvolvimento da criança fará com que esse momento seja modificado no decorrer de seu crescimento.
Uma boa higiene é capaz de não só prevenir a ocorrência da doença cárie como interferir no desenvolvimento da cárie já instalada.
A higiene bucal constitui-se em um fator fundamental para prevenir cáries. Sua prática cotidiana incentiva as crianças ao autocuidado, comportamento este, que se consolidará com o passar dos anos.
É de extrema importância a colaboração dos pais no momento da escovação, ensinando e incentivando as crianças a importância da mesma para a saúde como um todo.
Os atendimentos do projeto acontecem juntamente a EMEI Sementinha do Saber Bloco B – Pré-Escola, nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras com as dentistas Dra. Ilda Elizabete Zanata, Dra. Verônica Rosseto e Dra. Larissa Lucateli. Estes acontecem de forma gratuita, abrangendo as crianças de 3 anos ate o 5º ano escolar. Os agendamentos podem ser realizados pelos telefones: 3359-1880 ou 3359-1878.
Em um futuro próximo, a ideia do projeto é também incluir as crianças de 0 a 2 anos e as gestantes do município.
Os pais precisam cuidar de seus filhos enquanto eles são pequenos. Quanto mais precoce for a atenção e a qualidade do cuidar, maiores serão as possibilidades de optarem por comportamentos e atitudes que se concretizam em um desenvolvimento saudável.
Cuidar é um ato de amor!
Dra. Larissa Lucateli / CRO 26358
#prefeitura #projeto #sorrindoparaofuturo #educação #AdministraçãoMunicipal #VilaMariadeTodosNós