No dia 21 de outubro os alunos de 5° ao 9° ano da Escola Maria Busato realizaram uma viagem de estudos a São Miguel das Missões. Juntamente com as professoras Talita e Roberta visitaram e conheceram lugares inesquecíveis. O roteiro teve como 1° parada o Museu Militar Brasileiro em Panambi: O Museu Militar Brasileiro foi fundado em 18 de Novembro de 2009, e aberto ao público para visitação em fevereiro de 2011.
A Associação foi criada pelo Senhor Sefferson Steindorff um dos maiores colecionadores de viaturas militares do Brasil, que por respeito e admiração que cultiva desde criança, por ser um menino órfão de pai e de família muito humilde, que por muitas vezes “saciou” a fome dentro das unidades militares da cidade de Santa Maria.
O Museu conta hoje com um acervo de aproximadamente 175 viaturas. Dentre as atrações destacam-se os Boeings 737-300 sendo um ambientado em sala de cinema e biblioteca, e outro em sala de exposição de artefatos militares históricos. E também, uma aeronave de carga Buffalo C115 da Força Aérea Brasileira., utilizada para salto de paraquedistas.
O Objetivo da Associação é preservar e conservar a história da FEB e das Forças Armadas Brasileiras, promovendo a cultura e o conhecimento histórico. A segunda parada foi em Santo Angelo para conhecer a linda Catedral, praça e Museu:
O Museu Municipal Dr. José Olavo Machado é o principal museu do município gaúcho de Santo Ângelo. Está localizado no centro histórico da cidade, nas proximidades da Prefeitura Municipal e da Catedral Angelopolitana.
O prédio onde está instalado foi residência do último intendente e primeiro prefeito municipal, Dr. Ulisses Rodrigues.
O museu abriga valiosos materiais do período jesuítico-guarani, além de uma maquete da antiga redução de Santo Ângelo Custódio. É visitado por milhares de turistas todos os meses, provindos de várias regiões do país, bem como de países do Mercosul e da Europa. Tivemos uma breve parada também no Santuário de Cáaro: O local homenageia a morte dos santos mártires missioneiros, Roque González de Santa Cruz, Afonso Rodrigues e Juan del Castillo (ou João de Castilho), ocorridas em 1628. Por último tivemos a parada mais esperada por todos: São Miguel das Missões: Único Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade localizado na região sul do Brasil, São Miguel das Missões consolida-se no cenário nacional como destino turístico histórico, cultural, religioso e de eventos. Sua história começa a ser contada em 1632, quando foi fundada a Redução de São Miguel Arcanjo, instalada definitivamente no ano de 1687. Em 1745 foi construído o Antigo Templo, que guarda ainda a grandiosidade arquitetônica, simbolismo imaterial da epopeia missioneira. As Ruínas de São Miguel Arcanjo foram reconhecidas em 1938, como Patrimônio Nacional, e em 1983, declaradas pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Espetáculo Som e Luz, Museu das Missões, o Sino e a Cruz Missioneira, completam a paisagem do Sítio Histórico São Miguel Arcanjo. O nome do município é uma homenagem ao anjo Arcanjo Miguel. A população é de cerca de 7.434 habitantes, e a economia baseia-se na agricultura e pecuária. Para terminar a noite com chave de ouro, o Show de Luz e Som, talvez um dos momentos de maior emoção da viagem, em que através de luzes e sons contasse a história das Ruínas de São Miguel.