Nesta semana iniciaram as obras para instalação de uma piscina, aos fundos do bloco C, na EMEF Maria Busato. O projeto inicial foi encaminhado ao Ministério Público do Trabalho por meio da Associação de Pais e Mestres da instituição em outubro de 2017. Um ano depois, a escola foi notificada da sua aprovação.
O principal objetivo em conquistar o benefício, segundo a Diretora Anardete S. Lorini, constatado o grande número de crianças com deficiências matriculadas, foi o de promover mais interação social entre os alunos, melhorando o convívio e a qualidade de vida dos estudantes. A partir disso, a natação foi vista como uma ferramenta de apoio a estas crianças, que poderia ser estendida também aos demais alunos da instituição.
A piscina possuirá 11 m de comprimento, 4,4 m de largura e 1,4 m de profundidade, cumprindo as normas exigidas pelos órgãos ambientais. Além disso, terá um Spa integrado para o desenvolvimento de atividades com alunos especiais. Numa aproximação com a sustentabilidade, também haverá aquecimento da água por placas solares durante o verão e bomba elétrica no inverno. A água utilizada será proveniente de reutilização, recebendo o tratamento adequado.
O recurso conquistado para a idealização da piscina é de R$ 93.141,00 e há previsão de conclusão da obra para o início do mês de janeiro de 2019. Também houve a aprovação de outro projeto, referente a um Parque Infantil, o qual terá iniciada sua construção já nos próximos dias.
Conforme a Diretora, “este projeto, que é pioneiro na região, beneficia todos os membros da instituição, em especial, aos alunos com deficiências. A estes, poderemos oferecer uma vivência e socialização com ainda mais qualidade, promovendo saúde e autoconfiança para os alunos. O projeto também poderá servir de base para a criação de propostas similares em outras escolas públicas. Ele foi pensado e construído em conjunto com o empenho da direção”, comentou Anardete.