Entre os dias 09 e 18 de janeiro será realizado o primeiro LIRAa/LIA do ano no município, a Vigilância Ambiental em Saúde em conjunto com as Agentes Comunitárias de Saúde realizarão visitas em 20 % dos imóveis do município para verificar o índice de infestação predial bem como a possibilidade de surtos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Com o aumento da temperatura e a ocorrência de chuvas relativamente frequentes, as condições climáticas acabam favorecendo a presença e a proliferação do mosquito, o que acarreta a necessidade de ter um maior cuidado com os imóveis para impedir situações que acarretem risco a saúde pública. O LIRAa/LIA ajuda a determinar o risco de transmissão de doenças relacionadas ao Aedes.
A Vigilancia Ambiental em Saúde orienta os munícipes que colaborem com a realização da atividade facilitando o ingresso dos agentes em seus imóveis e mantendo os cães em condições que não causem risco aos agentes. O trabalho realizado é de grande importância para preservar a saúde coletiva, pois permite identificar as áreas de maior risco e direcionar as ações de combate ao vetor.
A atividade será realizada a partir da segunda feira dia 09 de janeiro de manhã devendo ser concluída até dia 18 de janeiro em todas as suas etapas, trabalho de campo, análise de amostras, definição e analise do índice de infestação predial e envio do resultado ao Ministério da Saúde.
Contamos com a colaboração de todos!
#prefeitura #saúde #lira #aedesaegypty #administraçãomunicipal #vilamariadetodosnós