Entre os dias 09 e 18 de janeiro foi realizado o primeiro Levantamento de Índice Amostral (LIRAa/LIA) no município, a Vigilância Ambiental em Saúde em conjunto com as Agentes Comunitárias de Saúde realizaram visitas nos imóveis sorteados para verificar o índice de infestação predial bem como a possibilidade de surtos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Estavam programados 366 imóveis para vistoria, foram realizadas 370 visitas, encontradas 08 amostras sendo 06 positivas para Aedes aegypti, o que determinou Nível de Alerta para o risco de surtos de doenças relacionadas ao vetor. Com índice de 1,6% dos imóveis com presença de focos.
Os principais criadores encontrados foram: reservatórios com agua da chuva e pneus, lembrando que os reservatórios para agua da chuva devem ser bem vedados e utilizar telas milimétricas na entrada de agua e no ladrão para evitar o acesso do vetor e os pneus devem ser mantidos secos guardados em local coberto até a destinação adequada.
Com as altas temperaturas e a ocorrência frequente das chuvas cria-se o cenário adequado para a presença e proliferação do mosquito, portanto os cuidados devem ser redobrados e permanecer na rotina da comunidade sendo realizados no mínimo com frequência semanal para preservar a saúde coletiva da população.
#prefeitura #saúde #lira #resultado #aedesaegypty #administraçãomunicipal #vilamariadetodosnós