EXECUTIVO MUNICIPAL LANÇA O CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE MANEJO E CONTROLE REPRODUTIVO DE REBANHOS LEITEIROS E SUCESSÃO FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE VILA MARIA
O Prefeito Maico Serafini Betto juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Pasa, assinaram um contrato junto a Universidade de Passo Fundo, para realização de um Curso teórico-prático de manejo e controle reprodutivo de rebanhos leiteiros no Município de Vila Maria, coordenado pelo professor Me. João Ignácio do Canto, das disciplinas de Extensão Rural e Reprodução de Bovinos de Leite da UPF.
O curso de extensão será desenvolvido nas propriedades produtoras de leite do município de Vila Maria vinculadas ao projeto, e remotamente para fins de orientação e abordagens teóricas, visando à capacitação de pecuaristas e jovens do município de Vila Maria, na área de melhoramento genético e reprodutivo dos rebanhos leiteiros.
O objetivo é levar suporte e instruções aos produtores, tratando sobre temas importantes nas propriedades, como o diagnóstico geral reprodutivo do rebanho, as metodologias para melhoramento genético dos animais, acasalamento e inseminações.
Também será desenvolvido um trabalho de assessoramento para a juventude, voltada na capacitação e preparação à sucessão familiar.
Resultado LIRAa do mês de agosto
Foram visitados 361 imóveis com três amostras coletadas positivas para Aedes aegypti, resultando num índice de infestação predial de 0,8%.
Caracterizando BAIXO RISCO para surtos de doenças transmitidas pelo mosquito da dengue.
Vale relembrar que estamos no final do inverno e já apresenta-se a presença do vetor no ambiente.
Para evitar que este índice aumente nos próximos meses onde a temperatura estará mais favorável a proliferação do Aedes é muito importante que se faça a eliminação semanal de locais que possam acumular água nos imóveis:
Manter as calhas limpas;
Evitar o acúmulo de entulhos nos pátios;
Guardar pneus secos em local coberto;
Inspecionar semanalmente reservatórios de agua da chuva e notando presença de larvas, utilizar toda a agua e lavar o reservatório;
Não cultivar bromélias nos jardins;
Colocar tela ou sal nos ralos;
Destinar corretamente o lixo;
Lonas são locais que facilmente tornam-se criadores para o aedes, portanto recomenda-se não se utilizar lonas para cobrir materiais, sendo necessário, manter a lona bem esticada e verificar após cada chuva se ficou agua acumulada.
O combate ao Aedes é dever de todos!
#prefeitura #saúde #vigilância #ambiental #lira #resultado #informação #AdministraçãoMunicipal #VilaMariaDeTodosNós