No dia 16 de outubro (segunda-feira), a Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a UPF, proporcionaram aos alunos do Ensino Médio da EEVIMA, atividades relacionas ao Projeto de Extensão intitulado Extensão do conhecimento no processo de desenvolvimento rural sustentável e seus impactos na sucessão familiar sob a coordenação do Prof. João Ignácio do Canto acompanhado do Secretário Ivan Pasa.
O evento, teve por objetivo proporcionar aos jovens alunos do município, a possibilidade de conhecer algumas atividades por eles já priorizadas, vinculadas a Universidade de Passo Fundo e Embrapa Trigo. Neste sentido, foi proposto um roteiro de visitação, a fim de conhecer a estrutura de formação acadêmica com ênfase em atividades vinculadas à saúde animal/humana e ao agronegócio.
Os alunos puderam conhecer melhor a estrutura da Embrapa Trigo que conta com uma equipe altamente especializada que trabalha para desenvolver tecnologias inovadoras, com projetos de pesquisa que buscam novas estratégias para intensificar sistemas produtivos, visando à promoção, proteção e agregação de valos à produção das culturas de inverno. Além disso, conheceram sobre a história do trigo no Brasil, bem como os projetos tecnológicos voltados a melhoramento de cultivares, cruzamento de espécies e também sobre meteorologia.
Em seguida, os alunos visitaram o Hospital Veterinário do Curso de Medicina Veterinária da UPF, onde foram recepcionados pelo Prof. Carlos Bondan (Coordenador do Curso de Veterinária), que fez uma breve explanação do que o curso oferece para a formação multidisciplinar dos alunos, para obtenção do conhecimento clínico e cirúrgico em diferentes áreas de atuação do médico veterinário (cães, gatos, silvestres, bovinos, equinos, aves, suínos, entre outros). Também tiveram a possibilidade de ver de perto o Hospital Veterinário no setor de grandes, pequenos e laboratórios.
A visitação encerrou no Centro de Simulação Realística (CSR/UPF), um espaço espetacular pioneiro no Rio Grande do Sul, que visa atuar positivamente nos processos de ensino-aprendizagem para estudantes e profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas, Educação Física, Psicologia, Odontologia e Serviço Social.
O Centro conta com ambientes semelhantes aos que são utilizados em universidades referência no mundo. Para ser o mais fiel possível à realidade, o Centro é constituído por equipamentos, materiais, tecnologias digitais e espaços de alta fidelidade, que possibilitam uma metodologia de treinamento inovadora que simula cenários clínicos e experiências da vida real.