O evento ocorreu nos dias 23 e 24 /11 no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, e faz parte das ações de comemoração dos 20 anos do Programa Estadual de Educação Fiscal (PEF/RS).
Fizeram parte da programação, palestras internacionais e apresentações literárias de livros que tratam sobre a temática da Educação Fiscal. Na manhã do primeiro dia aconteceram as palestras magnas de Adrian Falco, pela Red de Justicia Fiscal de América Latina y el Caribe, e Florencia Lorenzo, pelo Tax Justice Network (TJN), além da apresentação do livro Sapiência e Enrolado, com o autor Rodrigo Munari. Na tarde de quinta-feira (23/11), debate sobre quatro temas relevantes e atuais da Educação Fiscal, que serão expostos em painéis com dois debatedores e um mediador de diferentes estados brasileiros, buscando contribuir para o retrato da Educação Fiscal na América Latina. Na sexta-feira (24/11), o evento iniciou com a palestra de Livi Gerbasi, pelo Centre for International Corporate Tax Accountability and Research (CICTAR), seguida por D. Francisco Javier Velázquez López, pelo Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (CLAD). Na sequência, ocorreu a apresentação do livro O Jardim dos Tributos, com a autora Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte.
O Secretário agradeceu o convite da SEFAZ (Secretaria Estadual da Fazenda RS), parabenizou os organizadores do evento e a todos que contribuíram nos 20 anos de história do Programa de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul, foram conquistas de grande valia. Nas palavras do secretário “existe a necessidade latente de encontrar novos instrumentos para construir caminhos que fomentem, inspirem e forneçam o conhecimento aos cidadãos de nosso país e de todo o mundo, especialmente na América Latina, a partir dessa provocação quiçá os jovens, adolescentes e adultos, entendam a importância do conhecimento principalmente nas “salas de aula” inclusive essa proposta tem tido grandes avanços e deve ser incluído na BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR), enfatizou sobre a importância de estimular a busca de informações no campo de arrecadação, orçamento e políticas públicas, declarou ainda que a única forma de transformar nossa cidade, nosso estado, nosso país, enfim toda a sociedade será através da qualificação de nossa população por meio da Educação”!
#prefeitura #desenvolvimento #1ºCongressoLatino-AmericanodeEducaçãoFiscal
#AdministraçãoMunicipal #VilaMariadeTodosNós