Na terça-feira (12) iniciaram as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS, deste ano, em Vila Maria. Os cerca de 40 inscritos foram organizados por faixa etária para participar das atividades, mediadas pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social.
A primeira ação desenvolvida foi a “Cápsula do Tempo”, realizada com todos os inscritos reunidos, um grupo pela manhã e outro à tarde. Por meio desta, os integrantes escreveram seus objetivos para o ano num bilhete e o guardaram num litro de PET, em conjunto, após sensibilização realizada pela equipe. As duas “cápsulas” resultantes foram escondidas sob a terra na região próxima e serão procuradas pelos grupos ao findar do ano, possibilitando uma reflexão a cerca do que foi alcançado por cada um.
Na oportunidade, a equipe do CRAS organizou um cronograma de participação dos grupos, disposto da seguinte forma: nas terças de manhã participam as crianças de 6 a 10 a anos; nas terças à tarde adolescentes de 13 a 17 anos; nas quartas de manhã inscritos de 10 a 13 anos; e quartas à tarde outro grupo de 10 a 12 anos. Todos os encontros acontecerão na sala de convivência do CRAS.
Conforme a Orientadora Social, Milene Dalmoro, “o objetivo nestes primeiros dois meses é trabalhar as emoções, os sentimentos, a fim de compreender a realidade de cada integrante. Dessa forma, é possível complementar o trabalho social com as famílias, prevenindo a ocorrência de situações de risco e fortalecendo a convivência familiar e comunitária”, informou.