Entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2024 foi realizado o primeiro Levantamento de Índice Amostral (LIRAa/LIA) no município de Vila Maria, a Vigilância Ambiental em Saúde em conjunto com as Agentes Comunitárias de Saúde realizaram visitas em 20% dos imóveis da área urbana do município para verificar o índice de infestação predial bem como a possibilidade de surtos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Estavam programados 366 imóveis para vistoria, foram realizadas 392 visitas, encontradas 18 amostras sendo 15 positivas para Aedes aegypti, o que determinou Nível de Médio Risco para surtos de doenças relacionadas ao vetor. Com índice de 3,8% dos imóveis com presença de focos do vetor.
Com as altas temperaturas e a ocorrência frequente das chuvas cria-se o cenário adequado para a presença e proliferação do mosquito, acarretando um aumento na incidência de imóveis com criadores positivos. No LIRAa/LIA de outubro de 2023 o índice foi de 0,8 nota-se um aumento maior que 4 vezes comparado ao índice do último LIRAa/LIA realizado em 2023 e na sequencia histórica representa o dobro dos índices registrados para o mesmo período.
Manter os imóveis organizados, sem acumulo de entulhos e realizar semanalmente uma vistoria para eliminar locais com agua parada nos imóveis evita a proliferação do Aedes, e sem o mosquito não há doença. Evitar a dengue é dever de todos!
#prefeitura #saúde #lira #resultado #aedesaegypty #administraçãomunicipal #vilamariadetodosnós