Depois de um tempo sem realizar a emissão das Carteiras de Identificação Nacional, o Município de Vila Maria volta a dispor da emissão da CIN., após treinamento e período de atualizações e serviços burocráticos.
A Administração Municipal de Vila Maria informa que o Posto de Identificação, que é o local onde podem ser realizadas as solicitações de primeira e segunda vias da Carteira de Identidade, está em funcionamento na Rua Irmãos Busato, n° 450, centro, junto ao prédio da Prefeitura, servidora responsável pelo serviço Many Colet.
Para encaminhar a primeira ou segunda vias da carteira de identidade o cidadão deve providenciar os documentos necessários e após fazer o agendamento do atendimento pelo telefone de contato que são (54) 3359-1200.
OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENCAMINHAR A CARTEIRA
DE IDENTIDADE SÃO:
? CPF;
? 1 foto 3x4 recente, em fundo branco, colorida, sem sujeiras ou rasuras;
? Carteira de Identidade atual;
? Certidão de Nascimento ou casamento atualizada, conforme estado civil;
- Comprovante de endereço.
Outros documentos pessoais podem ser informados no momento da solicitação, porém são opcionais:
- Cartão Nacional de Saúde(SUS)
- Identidade profissional;
- Carteira de Motorista;
- Carteira Trabalho;
- Carteira Militar;
- Titulo de Eleitor;
- PIS/PASEP;
- Tipo sanguíneo( FATOR RH)
IMPORTANTE: Certidões plastificadas, rasgadas, manchadas ou com fitas não serão aceitas.
MENORES DE IDADE devem estar acompanhados por RESPONSÁVEL (pai ou mãe) munidos de documento de identidade.
Caso os dados informados no momento da solicitação para a emissão do documento não sejam validados no sistema, o requerente deverá procurar a Receita Federal para atualizar dados, caso contrário a Carteira de Identidade não será emitida.
A Carteira de Identidade Nacional (CIN), novo documento criado em 2022, vai substituir por completo a carteira atual, utilizando o CPF como número único. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) recomenda que a população se organize para encaminhar a CIN, no entanto, as carteiras de identidade antigas terão um prazo de 10 anos para serem trocadas.