No município de Vila Maria, a segurança está sendo fortalecida com a implantação do projeto O Vigilante. Por meio do vídeomonitoramento a Brigada Militar e Polícia Civil, tanto locais, quanto de Marau, têm acesso às imagens de cinco pontos da cidade, em tempo real.
As saídas para Marau e para Casca contam com câmeras Speed Dome, que permitem movimento de 360º, abrangendo grande área no entorno. O centro do município também é monitorado, por meio de duas câmeras fixas sobre a torre da Igreja Matriz, as quais possibilitam uma visão de toda a extensão da Praça Central. Há, ainda, duas fixas e uma OCR na ponte sobre o Arroio Tarimba e, também, o mesmo conjunto na ponte sobre o Arroio Porongo, que proporcionam leitura das placas dos veículos que circulam pelas vias.
A importância do monitoramento nestes trechos é evidente, conforme pontua o Vice-Prefeito Adroaldo Seben, em primeiro, por se tratar da RS-324, que corta o município e também por dar visibilidade a uma área escolar, com um ponto próximo à EMEF Maria Busato. “O sistema O Vigilante propicia mais segurança para os munícipes e colabora com o trabalho desenvolvido pelos órgãos de polícia”, disse o gestor.
Mais câmeras serão instaladas na segunda etapa do projeto O Vigilante. No total, o sistema contará com 13 pontos monitorados.