Para prevenir a doença é importante lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel; evitar tocar olhos, nariz e boca; manter ambientes ventilados; evitar contato próximo com outras pessoas em caso de sintomas respiratórios. Outra medida de prevenção de extrema importância para evitar hospitalizações e mortes é a vacinação.
Fique atento aos sinais
É importante que todos fiquem atentos aos sintomas gripais, como tosse, febre, dor de garganta, coriza, dor no corpo, perda de olfato (em alguns casos), dor abdominal, fadiga, dor de cabeça, calafrios, entre outros.
Além disso, há casos de pessoas que contraem a doença, mas ficam assintomáticas, ou seja, não sabem que estão com covid, porém, em contato com outros indivíduos, podem transmitir o vírus.
Por isso, se notar qualquer sinal ou sintoma compatível com a doença, procure imediatamente atendimento em uma unidade de saúde e siga as orientações do profissional de saúde. O atendimento correto e oportuno pode salvar vidas!
A Secretaria da Saúde e Assistência Social, reforça ainda que, em caso de agravamento dos sintomas, é importante buscar atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequados.