Nesta última semana do mês de março, iniciaram os trabalhos para implementar o Projeto Lixo Zero na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Busato, em Vila Maria. O objetivo é reduzir ao máximo a quantidade de lixo na escola, desenvolvendo práticas sustentáveis como a compostagem para resíduos orgânicos e a reciclagem para resíduos seletivos.
A Engenheira Ambiental Júlia Vanin de Morais, que apresentou o Projeto à Administração em 2018, está executando as primeiras atividades. Conhecer a realidade da instituição, realizar pesagem dos resíduos e classificação do que é produzido em cada setor constitui a etapa inicial. Na sequência, irá realizar um trabalho quinzenal, diretamente com os alunos e profissionais da escola, visando orientar para o melhor manejo dos materiais sólidos gerados no local.
Na terça-feira, em paralelo ao trabalho de diagnóstico da relação da escola com o lixo, também foi concedida entrevista à Rádio Vila Maria FM, quando, juntamente com a Secretária de Educação, Cultura e Lazer Marta S. Franceschi e a Diretora da Escola Maria Busato Anardete S. Lorini, Júlia falou à comunidade sobre a importância do Projeto Lixo Zero. A Engenheira comentou que, antigamente, não havia o consumo de tantos produtos descartáveis, por isso, reciclagem e cuidado com o meio ambiente não eram temas amplamente debatidos, como hoje.
Da mesma forma, as gestoras educacionais reforçaram a importância do trabalho que será desenvolvido, por meio do qual será possível repensar hábitos e aproveitar o que é gerado na escola, dentro do próprio espaço escolar. Além disso, informaram que o Projeto poderá ser implantado também nas demais escolas do município.
Uma das ações previstas é a implantação de um sistema de compostagem dos materiais orgânicos gerados na instituição. Os recursos financeiros necessários para a idealização do Projeto Lixo Zero provêm do Fundo Municipal de Meio Ambiente, mantido pelas licenças e taxas expedidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.