Na tarde de quarta-feira (15/05), mais de 50 produtores participaram do Seminário de Conservação de Solos, realizado pela Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e meio Ambiente e Emater no auditório municipal Félix Rocco Cristan.
O extensionista e supervisor microrregional, Oriberto Adami, falou sobre algumas ações regionais de conservação do solo, como instalações e acompanhamento de Unidades de Referência nos municípios de Pontão e Coxilha, que permitem extrair resultados mais precisos capazes de ser utilizados para orientações técnicas e demonstrações aos produtores. Também destacou que seminários, como esse de Vila Maria, a fim de auxiliar na conscientização dos produtores sobre a importância ambiental, social e econômica da conservação dos solos.
Já o extensionista e engenheiro agrônomo, Dr. Rafael Goulart Machado, palestrou sobre plantas de cobertura e fertilidade do solo. Ele apresentou estratégias para cobertura do solo no período pós-soja e alguns benefícios que as plantas podem trazer para o sistema de produção, como a proteção do solo, a mitigação do impacto das gotas da chuva e o crescimento radicular para povoamento do solo em maiores profundidades e assim propiciar maior porosidade com melhor infiltração de água. Rafael também alertou para a importância da análise de solo e de se fazer a coleta de forma correta, para conhecer os parâmetros químicos do solo para uma recomendação adequada de adubação.
O professor e veterinário João Ignácio do Canto, apresentou informações sobre o programa de manejo e controle reprodutivo de rebanhos leiteiros e sucessão familiar aplicada à rotina das propriedades rurais, projeto desenvolvido pelo segundo ano no Município de Vila Maria.
Por fim, foram entregues as autorizações de retirada de calcário dolomítico (10,4 toneladas cada um) aos 25 contemplados da Consulta Popular de 2023.
#prefeitura #agricultura #semionário #conservaçãodesolos #calcárioo #rebanholeiteiro #produtorrural #AdministraçãoMunicipal #VilaMariadeTodosNós