Nos últimos dias, foram constatados alguns casos isolados da virose mão-pé-boca na EMEI Sementinha, vírus que atinge principalmente crianças com menos de 5 anos de idade.
A Secretaria de Educação, Cultura e Lazer entrou em contato com os profissionais médicos que atendem no município e a orientação é que os pais mantenham as crianças que apresentarem sintomas afastadas das escolas por 7 dias, período em que devem permanecer em repouso.
Conforme informou a Dra. Roselaine Zeni Prestes, em suas redes sociais,
“A doença de mão-pé-boca é uma doença viral. Inicia com febre, mal estar, falta de apetite e, após 1 a 2 dias, aparecem lesões, mais localizadas nas mãos, pés e boca, podendo aparecer também no restante do corpo.
A transmissão do vírus ocorre por contato direto com as lesões, com as secreções de vias aéreas, através das fezes dos pacientes contaminados ou objetos (brinquedos) contaminados.
É necessário que a criança se afaste da escola ou creche por 7 dias. Nestes locais, as medidas de higiene devem ser intensificadas, principalmente a lavagem de mãos e objetos contaminados. Também deve-se impedir compartilhamento de copos, talheres e chupetas.
O tratamento serve para aliviar sintomas e aguardar o ciclo viral.
O apetite retorna após a melhora das lesões.
Temos alguns casos na região que estão se resolvendo sem complicações”.
A EMEI Sementinha conta com a colaboração dos pais, visando garantir o bem-estar de todos os estudantes. Caso algum aluno apresente sintomas, os pais serão comunicados e orientados a buscar atendimento. A criança deverá voltar a frequentar a escola após o prazo indicado.