O XX Café Colonial das Escolas foi realizado no último sábado (6) e reuniu mais de 550 pessoas da comunidade e da região. A promoção envolveu direção, professores, funcionários e alunos da Emei Sementinha do Saber, Emef Maria Busato e da Associação de Pais e Mestres de ambas as instituições.
Nem mesmo o frio interferiu na festa, que iniciou com apresentações da Banda Bem num resgate cultural, seguiu com intervenções dos alunos, que relembraram como iniciou a história de Vila Maria e alguns hábitos dos primeiros moradores, como fazer dressa, pisar uva, jogar baralho, plantar o próprio alimento e fazer a polenta. Além disso, a primeira moradora e comerciante do município, Maria Busato, foi representada por uma aluna.
Duas mesas repletas de doces e salgados coloniais, geleias e pães, além de bebidas como café e chocolate quente foram disponibilizados ao público. O sorteio de brindes veio em seguida, distribuindo diversos prêmios doados por empresas municipais.
A decoração chamava a atenção dos presentes, tradicionalmente preparada para refletir a temática do evento. Para finalizar, a festa contou com a animação do Grupo Embalo, que convidou os presentes a dançarem e aquecerem ainda mais a noite.
Conforme avaliação da Secretária de Educação, Cultura e Lazer, Marta Santin Franceschi, o Café Colonial promove resgate de “valores e costumes dos nossos pais e avós, que muito se dedicaram em seu trabalho. Por causa destas pessoas e das condições que nos deram, hoje temos a oportunidade de nos reunir para comemorar e festejar”, afirmou. Os recursos arrecadados com o evento serão utilizados pelas Escolas em melhorias no ensino e no atendimento prestados.