Em Vila Maria, a Semana Farroupilha iniciou no dia 12 de setembro, com a chegada da 27ª Cavalgada da Amizade, que foi acolhida no CTG Francisco Vitor Maroni. Na semana seguinte, a programação envolveu escolas, instituições e a comunidade.
Na terça-feira (17), foi realizado o II Café de Chaleira do CTG Francisco Vitor Maroni, que acolheu estudantes da Escola Maria Busato e da EEVIMA, durante todo o dia. Professores e funcionários das instituições também foram recepcionados com um farto café, apresentações da Invernada de Dança do CTG e puderam acompanhar falas de diferentes entidades tradicionalistas.
Pela manhã, Peões e Prendas da 7ª Região, junto aos Tios Monteiro, que atuam como Coordenadores Culturais apresentaram ao público um pouco sobre a vida e obra de Paixão Cortez, homenageado desta Semana Farroupilha. Também abordaram sobre a cultura caipira e alguns costumes que a desvalorizam.
À tarde, além dos comes e apresentação da Invernada, os estudantes deste turno acompanharam Laura e Lorenza, representantes de entidades tradicionalistas, que abordaram símbolos e indumentária dos gaúchos, dirigindo questionamentos aos estudantes. A participação foi ativa.
A Emei Sementinha também realizou o seu Café, no Ginásio Poliesportivo ao lado da Emei, além de atividades recreativas com as crianças.
Na quarta-feira (18), o Grêmio Estudantil e a direção da EEVIMA promoveram uma gincana realizada por todos os estudantes, que contou com atividades diversas, avaliadas por um júri de professoras. A trança mais bonita feita na hora, declamação, laçar a vaca parada, dentre outras, além de apresentações artísticas por cada turma, envolveram alunos e professores. Também foi preparado pão com linguiça, neste dia de comemorar a cultura gaúcha.
Na quinta-feira (19) foi a vez das escolas municipais demonstrarem seu tradicionalismo. Além do pão com linguiça preparado pela equipe escolar, também houve gincana na Escola Maria Busato e atividades recreativas na Emei Sementinha do Saber.
À noite foi realizado o II Jantar Baile do CTG Francisco Vitor Maroni, com animação do Grupo Renovação. Nesta festa, que encerrou as atividades farroupilhas, a Invernada de Danças se apresentou, mostrando suas habilidades artísticas e o gosto pelas atividades que compõem a cultura gaúcha. O grupo de danças e o Centro de Tradições Gaúchas contam com o apoio do Poder Público Municipal, que garante a presença e força do tradicionalismo no município.
A Semana Farroupilha foi organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer, em parceria com o CTG Francisco Vitor Maroni e as instituições de ensino.