Notícias Voltar

Mais de 4 toneladas de resíduos foram coletadas na mobilização por uma Vila Maria melhorMais de 4 toneladas de resíduos foram coletadas na mobilização por uma Vila Maria melhor

11/11/2019

No sábado (9), os moradores de Vila Maria amanheceram na expectativa da realização do Dia D, pensado pelo Poder Público e abraçado pela comunidade. Felizmente o clima colaborou e o sol possibilitou os trabalhos planejados em conjunto por diversas entidades municipais.

 

Abertura:

A solenidade de abertura foi realizada na Praça Central, onde mais de 250 pessoas estiveram reunidas. Ao chegarem, as pessoas recebiam as camisetas do “Dia D” e, de maneira simbólica, “vestiam” a causa, apoiando a ação de limpeza da cidade. A Banda Municipal marcou o início da ação com música, coordenada pelo Professor Moisés Zaffari.

 

O Prefeito Municipal Maico Serafini Betto e o Secretário de Saúde e Assistência Social Bernardino Foiato estiveram à frente do público representando o Poder Executivo e a comunidade vilamariense. Em seu pronunciamento, Maico parabenizou a presença de todas as organizações e comentou sobre a importância da ação a nível municipal.

 

As entidades puderam marcar sua presença assinando um quadro branco que ficou exposto e também esteve presente o mascote da dengue, Senhor Mosquito. A grande maioria dos grupos conhecia a rota que iria desenvolver, em função das reuniões anteriores. Os demais foram orientados pela Secretaria de Saúde e se encaminharam para o trabalho.

 

A ação:

O foco das mais de 40 entidades presentes, de maneira resumida, envolveu plantação de mudas de árvores nativas nas margens do Arroio Porongo, recolhimento de resíduos no Cemitério Municipal, nas margens da RS324, no quarteirão da Rua Solferino Agostini, no Parque de Rodeios, nos entornos do Módulo Esportivo XV de Novembro, entre outros.

 

Uma das apoiadoras da ação, a empresa Eco Verde disponibilizou uma equipe de trabalho para atuar nas margens da RS324, entre ambas as divisas municipais, passando por todo o perímetro do município. Além disso, realizou a coleta dos materiais reunidos por cada grupo, que totalizou cerca de 4 toneladas de resíduos.

 

Na Praça Central houve exposição de cartazes informativos e de alerta, oficinas de armadilhas para mosquitos, apresentações e um mini pedágio para distribuição de informativos, além de muito diálogo sobre as alternativas para a eliminação de focos do Aedes aegypti, para uma vida mais sustentável e maneiras de manter a limpeza e a beleza do município.

 

Ao final das ações, por volta das 11 horas e 30 min, foi realizada uma confraternização com os grupos. O lanche foi organizado em parceria pelo funcionalismo público.

 

Próximo passos:

Após o grande movimento provocado pela mobilização, será realizada uma avaliação coletiva em reunião com as entidades participantes, nos próximos dias. Conforme informou o Secretário Bernardino, “é preciso avaliar os aspectos positivo e os negativos do Dia D, para que as próximas ações sejam ainda mais efetivas e conscientes”, afirmou. A expectativa é que a ação de limpeza se repita periodicamente.





Compartilhar:
| WhatsApp