Solenidade de inauguração aconteceu sexta-feira, dia 20, na presença de autoridades em segurança, lideranças locais e da comunidade. O novo quartel possui quatro salas, divididas em comando, investigação, alojamento e cozinha, além de garagem. Sua construção obedeceu os padrões técnicos e exigências previstas em edital de licitação.
A mesa simbólica foi composta pelas seguintes autoridades: Prefeito Municipal de Vila Maria Maico Serafini Betto, Vice-Prefeito Municipal Adroaldo Seben, Ex-prefeita Municipal Neura Lorini Matt, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Gilnei Vieiro, Presidente do Conselho Municipal Pró-Segurança Pública – CONSEPRO, Clairton Bidtinger da Silva, Deputado Estadual Dirceu Franciscon, Diretor Institucional do Gabinete do Vice-governador, Juarez Hampel, representando o Vice-governador Ranolfo Vieira, Coronel Marcelo Frota, Secretário Adjunto, representando de Segurança Pública do Estado, Coronel Ricardo Alex Hoffmann, Comandante do CRPO Planalto da Brigada Militar com sede em Passo Fundo, Coronel Euclésio Ely, que exercia a função de Comandante do CRPO Planalto, hoje em reserva, Tenente Coronel Volnei Ceolin, à frente do 3º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, Capitão Sérgio Nogueira Pagliarini, à frente do 3º Esquadrão da Brigada Militar, Delegado de Polícia de Marau, Norberto Rodrigues e Soldado Daniel de Araújo Lacerda, respondendo pelo Comando da Brigada Militar de Vila Maria.
Conforme Maico Betto, a Prefeitura Municipal de Vila Maria foi responsável pelo investimento de mais de 130 mil reais para execução da obra, juntamente à cerca de 70 mil reais da Consulta Popular. A Câmara Municipal de Vereadores, o Conselho Municipal Pró-Segurança Pública – CONSEPRO e o Jeep Clube Piratas do Tarimba também contribuíram para que o novo quartel se tornasse realidade.
Após os pronunciamentos, o Pastor Adilson, da Igreja Assembleia de Deus realizou a benção do novo quartel. A inauguração foi oficializada com o desenlace da fita.
O Poder Executivo acredita que os investimentos em segurança realizados em 2019 já apresentam resultados positivos, como a diminuição dos índices de criminalidade no município. O efetivo da Brigada Militar, que atualmente conta com seis profissionais e possui o sistema de vídeo monitoramento O Vigilante como colaborador, poderá usufruir de um espaço muito mais amplo e qualificado para seguir desenvolvendo sua função e protegendo a comunidade.