Desde o dia 23 de março, o grupo de risco ao novo coronavírus tem sido imunizado contra a Influenza (gripe comum) em suas residências. Já foram vacinados 351 idosos com mais de 60 anos de idade e 58 profissionais da saúde.
A vacinação é realizada pela equipe de enfermagem do município, com acompanhamento da agente comunitária de saúde de cada micro-área. Conforme chegam as doses, a sala de vacinas do Posto de Saúde Central é fechada e a campanha é desenvolvida a domicílio.
No total, o município possui 1.044 idosos nesta faixa etária e 140 profissionais na área da saúde. Desde o início da campanha foram imunizados 33% dos idosos e 41% dos profissionais. Esta primeira etapa de vacinação se estende até o dia 16/04.
A previsão é que novas doses cheguem nesta quinta-feira (02/04). Até lá, a sala de vacinas funciona normalmente para realizar vacinações de rotina, que podem ser agendadas por telefone.
De acordo com a equipe que desenvolve o trabalho, mesmo que a vacina não proteja as pessoas contra o novo vírus, a vacinação a domicilio é fundamental para evitar aglomeração de pessoas no Posto de Saúde, além de prevenir uma sobrecarga futura no sistema de saúde, pois a incidência de gripe aumenta com a chegada do inverno.