Notícias Voltar

Secretarias Municipais desenvolvem importantes açõesSecretarias Municipais desenvolvem importantes ações

15/04/2020

Com a pandemia do coronavírus, diversas medidas foram adotadas em âmbito municipal. Confira um resumo das principais atividades desenvolvidas pelas Secretarias Municipais nesta semana:


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LAZER


Grupos de whatsapp se tornam alternativa frente à suspensão das aulas presenciais


Conforme informações repassadas pela Secretária Marta S. Franceschi, os docentes das escolas municipais foram orientados a se comunicarem com os pais de seus alunos por meio das redes sociais. A nova metodologia do Plano de Ação prevê que os professores criem grupos no whatsapp com os pais e enviem atividades para os estudantes desenvolverem em casa, interagindo com as famílias desta forma até 30 de abril.


Conforme a Secretária Marta, é uma alternativa bastante válida neste momento de isolamento social, que tem o objetivo de estimular a aprendizagem dos estudantes, mesmo distantes do ambiente escolar. Por meio de um levantamento, foi constatado pelas instituições escolares que o número de pais sem acesso ao whatsapp é relativamente baixo. A escola irá entrar em contato para realizar a entrega das atividades a estes.


SECRETARIA DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL


Semanalmente são realizadas reuniões pelo Comitê de Operações Emergenciais COVID-19 para avaliar as medidas adotadas e analisar a necessidade de novas ações. O grupo conta com o apoio de empresas locais, que realizaram doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para utilização pelas equipes de saúde.


Unidades Básicas de Saúde


A porta de entrada para todo tipo de atendimento médico ocorre nas UBS municipais durante a semana, de forma que o Hospital Municipal (PADU) fique exclusivo para atendimentos aos finais de semana. O primeiro contato deve ser realizado sempre via telefone, por meio do qual os pacientes passam por uma triagem e são orientados. As consultas urgentes também são agendadas dessa forma. 


Havendo necessidade de consulta presencial o paciente é acolhido em espaços frequentemente higienizados e onde se adotam as diversas medidas de prevenção indicadas pelo Ministério da Saúde. 


Conforme a equipe de enfermagem, o número de pacientes diminuiu com a suspensão das consultas eletivas. A procura por atendimento clínico gira em torno de 10 consultas diárias em cada Unidade. Nas especialidades (pediatria, ginecologia e odontologia) são agendados apenas casos de urgência.


Para renovação das receitas especiais (medicamentos controlados), também como medida de precaução, o paciente fornece uma via do receituário à equipe de enfermagem e o médico analisa a necessidade de renovação para a retirada de medicamentos, considerando o estado de saúde do paciente. Cerca de 15 receitas são analisadas diariamente. Para as demais receitas, há horário exclusivo para atendimento: após as 15 horas, de segunda à sexta-feira.


Sala de vacinas


A vacinação a domicílio segue acontecendo no interior


De acordo com a equipe da sala de vacinas, faltam menos de 270 idosos para imunizar contra a influenza (gripe comum) na área rural do município de Vila Maria. A área urbana foi concluída na semana passada.


No momento, a vacinação é desenvolvida na comunidade de Ponta Grossa, onde atende a Agente Comunitária de Saúde Elis Tibola. Na sequência, serão visitadas as microáreas atendidas pelas ACS Juleide, Andreia, Silvana e Lucimone, conforme ocorrer a chegada de novas doses.


CRAS


O Centro de Referência em Assistência Social vem recebendo diversas doações de cestas básicas, para distribuição às famílias carentes do município. “A colaboração de entidades privadas tem grande importância neste momento de calamidade pública”, afirmou a Coordenadora do CRAS, Isolete D. Colet.


SECRETARIA DE OBRAS E VIAÇÃO


Com a autorização para o retorno das atividades da construção civil, diversas obras foram retomadas: 


O pavilhão do Centro de Eventos do Parque dos Motoristas já se encontra em 65% de construção. Ainda será instalado o telhado.


A remodelação do Centro de Eventos Municipal, iniciada na metade do mês de março, está em fase final. Todas as laterais já foram erguidas e recebem revestimento.


No interior, a execução da ponte em São Luís está quase concluída. Recentemente foram instaladas as vigas do vão central.


As pontes da Linha 20 Baixa e Linha 24 Sagrada Família estão em fase final de execução. Os aterros serão iniciados ainda nesta semana.


Também há obras na Linha 18 Baixa, para modernização da quadra de esportes da comunidade.


As estradas do interior estão recebendo patrolamento e compactação. As máquinas trabalham na Linha 19 São João, Linha 18 Baixa e Pompéia.


Nos próximos dias inicia a construção de uma praça com academia de saúde em frente à Escola Maria Busato, com recursos do Fundo Nacional de Saúde.


SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE


O atendimento na Secretaria segue normal, com recepção pela janela externa, na lateral da Prefeitura e prestação dos serviços costumeiros. Até o dia 24 de abril também estará recebendo os comprovantes de aquisição das vacinas contra febre aftosa.


No interior, são desenvolvidos principalmente serviços de emergência, que devem ser solicitados via telefone da Prefeitura Municipal. Além disso, o patrolamento das estradas gerais foi retomado. 


SECRETARIA DE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO


Publicado na segunda-feira (13), o Decreto nº 1934 atualiza o Decreto nº 1932, autorizando a abertura de alguns estabelecimentos, conforme determinado pelo Governo do Estado recentemente.


Fica autorizado o funcionamento com atendimento ao público por restaurantes e lancherias, estabelecimentos de prestação de serviços de higiene pessoal, tais como cabeleireiros e barbeiros e estabelecimentos dedicados ao comércio de chocolates. Estes, deverão seguir obrigatoriamente,  no mínimo, as medidas estabelecidas no art. 4.º do Decreto Estadual nº 55.177/20.


Também se autoriza o desempenho de atividades pelo Corpo de Bombeiros Militar, inclusive as relativas à emissão ou à renovação de Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio –APPCI e a abertura dos estabelecimentos para a realização de vistorias e perícias pelo Corpo de Bombeiro Militar para fins de emissão ou renovação de Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio –APPCI.


Os demais dispositivos dos Decretos Municipais nºs. 1.932/2020 e 1.926/2020, permanecem em vigor.





Compartilhar:
| WhatsApp