Contas de água
As leituras mensais do consumo de água não estão sendo realizadas neste período de pandemia. Em seu lugar é realizada uma média, considerando o consumo de água dos três primeiros meses do ano. A atitude busca evitar oportunidades de contágio com a COVID-19, que podem surgir na interação entre funcionários e pessoas da comunidade.
Conforme o Secretário Delonei Perin, que coordena a pasta de Governo e Administração, o sistema de média está sendo utilizado para cobrança das contas de água com vencimento a partir de 30 de abril. "Seguiremos com este modelo por mais um mês, com a expectativa de que a situação se normalize e permita retomar as leituras em julho. Se isso ocorrer, a cobrança seguinte irá compensar os valores pagos anteriormente”, informou o Secretário.
Com a utilização da média, pode haver uma diferença entre o que foi consumido e o que foi pago, para mais ou para menos, nos meses em que foi adotado este sistema. Por isso se fala em compensação posterior.
Atrasos nos pagamentos
O Secretário também comentou sobre o atraso no pagamento das contas. De acordo com ele, contas que venceram a partir de 31 de março e que não tiveram o pagamento efetuado estão prorrogadas para 30 de junho e não irão sofrer correções. Já os pagamentos anteriores a esta data, ou seja, que venceram antes de 31 de março e estão em atraso, estes são consideradas válidos e constituem débito com a Prefeitura Municipal de Vila Maria.