Na tarde terça-feira, dia 16 de junho, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer de Vila Maria (SMECL) esteve reunida com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) para definir ações de prevenção à COVID-19, em relação às adequações necessárias no ambiente escolar. A Secretaria se agregou ao COE já existente para implementar na prática as orientações estaduais.
Na reunião, a Secretária de Educação, Marta Santin Franceschi comentou que houve compra de EPIs, como tapetes sanitizadores para cada porta de entrada, grande quantidade de álcool gel e termômetros infravermelhos digitais para aferir a temperatura de cada pessoa que entra na escola. Além disso, estão sendo providenciadas máscaras faciais.
Também estão em elaboração os protocolos de intenção. Com a criação de comitês escolares para enfrentar a COVID-19, formados pela direção das escolas, funcionários, professores, pais e alunos e com o apoio do Comitê Municipal (COE) serão criados Planos de Contingência, com o objetivo de definir ações de adequação efetivas para o retorno das aulas.
O Governo do Estado do RS havia programado o retorno às atividades escolares para o mês de julho. Recentemente, o Governador anunciou que poderia ser novamente prolongado o período de aulas remotas, considerando o cenário atual. Mesmo com o anúncio estadual, o grupo seguirá providenciando as alterações e adequações necessárias nas escolas. Essa parceria entre SMECL e COE visa garantir a saúde de todos os envolvidos no retorno às aulas.
De acordo com Leonir Dalmoro, que atua como Fiscal Municipal e integra o COE, os documentos estaduais que orientam o retorno às aulas são extensos e levam tempo para serem estudados e colocados em prática. Além disso, “há questões municipais que devem ser consideradas, o que demanda tempo e cautela”, afirmou. Dessa forma, as aulas seguem remotas por enquanto, conforme informou a SMECL.