Ao ofertar serviços de maquinário às comunidades rurais, o município de Vila Maria colabora com a ampliação da renda das famílias que residem no campo. O trabalho das escavadeiras hidráulicas (dragas) da Prefeitura na abertura e limpeza de açudes serve como incentivo à prática da piscicultura e possibilidade de enfrentamento da estiagem, ao gerar reservatórios de água e permitir projetos de irrigação.
Atualmente as máquinas executam açudes numa propriedade da comunidade de São João (Linha 21). Desde que as escavadeiras chegaram, conforme o Vice-Prefeito Adroaldo Seben, foram abertas inúmeras açudes, fazendo cumprir o objetivo das máquinas, que foram conquistadas por meio de recursos estaduais e federais.
Este incentivo ao desenvolvimento da piscicultura é fortalecido com a colaboração na obtenção de alevinos por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Dessa forma, ainda de acordo com o Vice-Prefeito, “colaboramos com as famílias que residem no campo ampliando suas opções de trabalho e fontes de renda, o que permite alcançar melhores condições de vida e gera desenvolvimento municipal”, afirmou Adroaldo, que coordena a Secretaria.