Ainda que o momento não permita festividades, a comemoração é válida. Nesta quinta-feira (23), a Emater/RS-Ascar comemora 30 anos do escritório municipal no município de Vila Maria.
Nessas três décadas muito já se fez em prol do município, da agricultura e das famílias assistidas, lembrando da colaboração de todas as parcerias de trabalho no município. “Importante dizer que há muito a ser feito ainda. Os desafios e as mudanças são constantes, temos que estar atentos e preparados”, destaca Ivan Pasa, Chefe do Escritório local.
A Extensão Rural está intimamente ligada aos grandes eventos e ações no município no decorrer do tempo como feiras de saúde, ações comunitárias, encontros de suinocultores, encontros de produtores de leite, excursões, programas Pró-Guaíba, RS-Rural, Pró-Rural, Projeto Metas, campanhas de educação ambiental, organização para coleta do lixo seco e agrotóxico, combate ao mosquito borrachudo, cursos, trabalhos com associações, conselhos, projetos de crédito, laudos, orientações técnicas, contatos, reuniões e visitas aos produtores, entidades e instituições, entre outros.
As atividades iniciaram em 23 de julho de 1990, com o Eng. Agr. Luís Otávio Rossi Rodrigues e a Extensionista Guacira Duarte Rodrigues. Após, agregaram-se à equipe a Auxiliar Administrativa Rejane Lucas Paludo, o Veterinário Ricardo Gutierez Oliveira e o Téc. Agrop. Angelo Rizzoto.
Recentemente a equipe era composta pelo Téc. Agrop. Ivan Pasa, que iniciou o trabalho no município em 1997, Lisiana Andersson Ramos que estava na equipe desde 2013 e Rejane Lucas Paludo. Lisiana e Rejane desligaram-se da instituição recentemente, através do Programa de Desligamento Incentivado (PDI).
O Escritório Municipal está ligado ao regional de Passo Fundo sob a Gerência de Oriberto Adami e Sub-Gerência de Dartanhã L. Vechi.
A missão da Instituição é promover o Desenvolvimento Rural Sustentável através da prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação, em benefício da sociedade do Rio Grande do Sul. Atualmente em Vila Maria são assistidas mais de 500 famílias anualmente.
Texto: Emater/RS-Ascar de Vila Maria