A Administração Municipal de Vila Maria, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, alerta a população sobre o descarte irregular de lâmpadas no Ecoponto Municipal.
O local é exclusivo para a coleta de vidros e lixo eletrônico, e não recebe lâmpadas de nenhum tipo.
Como deve ser feito o descarte correto?
Lâmpadas devem ser devolvidas no mesmo estabelecimento onde foram compradas, conforme determina a legislação de logística reversa. Esse procedimento garante a destinação ambientalmente adequada.
Infelizmente, algumas pessoas têm deixado lâmpadas ao lado do contêiner de eletrônicos, diretamente no chão, causando risco ambiental e à saúde, além de comprometer o funcionamento do Ecoponto.
Atenção: Caso o problema persista, as imagens das câmeras de monitoramento serão utilizadas para identificar os responsáveis. As pessoas flagradas descartando lâmpadas de forma incorreta serão autuadas pela infração ambiental.
O que diz a lei:
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) proíbe o descarte de lâmpadas no lixo comum e estabelece a responsabilidade compartilhada pelo seu destino adequado, por meio da logística reversa.
Fabricantes, comerciantes e consumidores têm o dever de garantir que lâmpadas — especialmente fluorescentes, que contêm mercúrio — sejam descartadas de forma segura e ambientalmente correta.
Colabore!
Faça a sua parte, respeite o Ecoponto e contribua para um município mais limpo e sustentável.