A Administração Municipal de Vila Maria, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informa aos produtores rurais do município sobre a prorrogação do prazo para utilização do talão de produtor rural em papel.
Desde o dia 5 de janeiro de 2026, passou a ser obrigatória a emissão de Nota Fiscal Eletrônica para todos os produtores rurais em operações internas no Rio Grande do Sul. No entanto, atendendo a uma demanda do setor, a Secretaria da Fazenda do Estado prorrogou até o dia 30 de abril de 2026 o prazo para uso dos talões já impressos, exclusivamente para produtores com receita bruta anual inferior a R$ 360 mil.
Atenção:
O uso da nota fiscal em papel será permitido somente até 30 de abril de 2026;
A partir de 1º de maio de 2026, fica vedada a emissão de Nota Fiscal de Produtor em papel, tornando a nota eletrônica obrigatória para todos.
Essa prorrogação tem como objetivo facilitar a adaptação dos produtores rurais ao novo sistema, oferecendo mais tempo para adequação.
A Administração Municipal reforça a importância de que os produtores aproveitem este prazo para se organizar e buscar orientação, garantindo uma transição tranquila para a nota fiscal eletrônica.
Em caso de dúvidas, procure a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou acesso o site https://fazenda.rs.gov.br/produtores-rurais-poderao-usar-nota-fiscal-em-papel-remanescentes-ate-30-de-abril