Na manhã da última sexta-feira, dia 31 de outubro, foi realizada, em Vila Maria, a eleição dos 27 beneficiários do Programa Operação Terra Forte — iniciativa voltada à recuperação socioprodutiva e ambiental e ao incremento da resiliência climática da agricultura familiar gaúcha, que integra o Plano Rio Grande, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A ação foi desenvolvida em parceria com a EMATER/RS-Ascar, a Administração Pública Municipal, o COMDEVIMA e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Maria, contando com o acompanhamento do Conselho Municipal durante todas as etapas do processo.
Ao todo, 68 produtores rurais se cadastraram no Programa, destes, 44 produtores se inscreveram na categoria de grãos, 23 na produção leiteira e 1 em olericultura. Considerando o número de inscritos e as diretrizes do programa, foram definidos 18 beneficiários na produção de grãos, 8 na produção leiteira e 1 em olericultura, garantindo representatividade em todas as áreas.
O processo foi conduzido com transparência, imparcialidade e participação coletiva. Seguindo as diretrizes do programa, os conselheiros que estavam inscritos em alguma das categorias em votação não tiveram direito a voto, assegurando isonomia e lisura em todas as etapas.
A eleição foi realizada entre os representantes do Conselho e das comunidades, que analisaram os critérios de seleção e definiram os contemplados conforme as diretrizes estabelecidas, que incluíram:
• necessidade de recuperação de solo;
• protagonismo jovem e feminino na gestão das atividades produtivas;
• residência da família na unidade de produção;
• disposição para adoção de tecnologias e práticas sustentáveis;
• compromisso com as orientações da assistência técnica;
• e descentralização territorial no município.
Após a votação e auditoria dos resultados, a listagem dos 27 classificados foi registrada em ata e encaminhada para publicação no Diário Oficial do Município.
Na atividade produtiva na pecuária de leite os 8 eleitos foram:
Erasmo Ferro, Julivana LongoModelski, Daniel Micheloti, Kauê Candaten Sciota, Rodrigo Pértile, Isenor Orsato, Edinilson, AntonioNespolo e Paula Cristina dos Santos. Na atividade produtiva de Olericultura Adilson Vanin.
Na atividade produtiva na produção de grãos os 18 eleitos foram:
Lucas Vanin, Marciano Toreta, Jurema PachãoFilipi, Nerivando Luiz Bolis, Gilberto Vanin, Teolindo Franceschi, Joacir Pereto, Valdemar Bordin, Vinicius RafaelTomasi, Alcione Soccol, Edicarlo Zanata, Lino Seben, Dalcedir Ferro, Mario Malacarne, Luiz Cucchi, Cleonice Maria Lodi Pagnussat, Euclides Bolis, Clarita Dalacort Endrigo
Os Suplentes eleitos foram: Adilmar Ghiasson, Juracir Decarli, Paulo CesarDe Carli, Leandro Pagnussat, Arno Zavistanovicz e Inês Ferro Endrigo.
Os interessados terão prazo de cinco dias para recursos, e, posteriormente, será realizada a homologação final dos beneficiários.
Essa etapa marca mais um importante avanço no fortalecimento da agricultura familiar de Vila Maria, reforçando o compromisso do município com a transparência, equidade e desenvolvimento sustentável no meio rural.